6/27/2010

EuroLambretta 2010 - Lisboa -> Gijon - Parte 2

Quinta feira, dia 10, continuação

Ok, tou nas Termas de Monfortinho, parado na ponte na antiga fronteira.
Uma pessoa hoje em dia já nem se lembra o stress que era antigamente passar pela fronteira para Espanha... mostrar documentos, dizer para que íamos, termos q ser revistados etc... felizmente agora não há nada disso e passar a fronteira é o passar de uma linha imaginaria, ora uns cm´s estamos em Portugal, ora um cm á frente em Espanha...

Monto me na Lambretta e sigo caminho. Ando uns km's...e mais uns...e mais uns... olho para o conta km's e já fiz ai uns 15km's dentro de Espanha e nada... não há bombas de gasolina...
"Como é q se chamava aquela terra??... Moraleja!...epa, já não pode ser muito longe daqui"

Entretanto continuo naquilo que era sem duvida um parque natural... bombas nem ve las, e muito menos saber que havia ali alguma coisa.... Começo a ficar preocupado... muito preocupado. Já não seria a primeira vez (e provavelmente nem a ultima :twisted: ) que iria ficar sem gasolina numa viagem. Uma pessoa "normal" provavelmente anda com um litro de gasolina extra quando ai de viagem... mas eu sou das pessoas mais despistadas a fase da terra...andar com gasolina?? para que :D

Finalmente, depois de andar km's em rectas a subir, chego a um cruzamento aonde diz Moraleja....


.....


....

20 km!

Assim que vejo isto vi logo que não ia chegar.... ja tinha feito á vontade uns 40 nessa manha, e não conhecendo bem a reserva da Lambretta desde que mudei a torneira de gasolina, que nem sabia ao certo quantos km's ia conseguir fazer até acabar.
O problema é q eu estava literalmente no meio do nada....não se via nada, nem carros, nem casas...nada. Só vegetação e pássaros....
Bem, já cheguei até aqui...alias, já estou em Espanha, isto não vai ser nada que não consiga resolver tb! GANHAR!

Emprancho me e entro em modo "prova do litro", fiz esses 20 km's a 50kmh sempre com o pensamento, quanto mais perto chegar melhor estou. Andei...andei...andei... quando vais devagar 20km's demora muito tempo a passar..... finalmente no horizonte vejo umas casas, começam as descidas e eu dou embraiagem para o motor baixar até ao relantim... poucos minutos depois estou a porta do primeiro café que tinha visto desde que entrei em Espanha...paro á porta e começo logo a treinar o meu Portinhol
"Hola tio... donde es la gasolineira mas proximo??"

"Estas muy próximo, siga em frente, tienes un corte a direcha"

"isso es quantos km's?"

"nem 50 metros"

"Gracias!"

Epa.. já me safei, 50 metros não é nada! IM PA CA VEL!

Não exagerei a dar gás quando sai dali, mas já ia confiante, não ia andar a pé hoje!

Passo uma placa a dizer "Moraleja"... nem queria acreditar, tinha feito uns 40-50 km's na reserva! Á Lambretta dum c******, nunca me deixas ficar mal!
Chego a um cruzamento, o tal q era para virar a direita e 50 metros a frente tinha uma bomba e a Lambretta desliga se.

Imagem

Ok, tinha chegado a povoação, alias, tava somente a 50 metros da bomba... tava safo. Encosto a Lambretta e dou uma vista de olhos, não vejo gasolina, mas aquilo tinha uma curva com pouca visiblidade. Para ter a certeza faço sinal ao primeira carro que vejo a vir dessa direcção e peço para parar, por sorte (ou azar) era um português.

"Boas chefe, nessa direcção há uma bomba não há?"

"Sim, há duas até, depende para que direcção vais, para Moraleja viras para a esquerda, se vais para Coria podes virar para a direita e tem ali uma bomba tb"

"é muito longe?"

"Prai 1km"

Ok, já estava aqui, era andar um pouco e seguir viagem... tou a andar para a lambretta e o sr diz me "Mas ficaste sem gasolina?"

"sim"

"epa, eu levo te la"

Eu respondo "epa, se é um km é já ali, deixa estar, obrigado"... mais um erro :twisted:

Agora... eu normalmente teria dito ao sr q sim, tinha deixado a lambretta ali, ia com ele á bomba. Mas tinha a Lambretta carregada com a mala, eu já tinha levantado dinheiro e tinha a carteira com €€ tb... epa, e um gajo não pode confiar em toda a gente que encontra na estrada, por mais bem intencionados que sejam. Nessa altura não me pareceu boa ideia entrar num carro cheio de malta das obras, deixar a lambretta ali numa terra que não fazia ideia aonde era... e quando tenho duvidas prefiro me desenrascar sozinho. Não quer dizer q isto foi a decisão mais sensata que fiz...mas foi a decisão que assumi, e por isso não me arrependo.

Foi nesta altura que começa a chover....

Eu vou para debaixo de uma arvore, aquilo ia ser uma nuvem passageira e tal... bem, tive ali uns 20 minutos e nada, chovia fininho e tal. Nesses 20 minutos a minha cabeça trabalhou bem.... "epa se este disse q era um km, e o outro disse q nem 50 metros....a bomba deve ser logo ali a seguir á curva...um gajo daqui é q não consegue ver"

Bem...vai ter q ser né.. andar! Pego na Lambretta e empurro até a curva..prai uns 50 metros.

Agora... uma lição de vida...nem toda a gente sabe avaliar bem distancias. Uns dizem 1km, outros dizem 50 metros.... na realidade andei a pé, a empurrar a lambretta á chuva...

2.5 km...sim dois quilómetros e meio.... 2500 metros.... num misto de subidas, rectas e muito poucas descidas.

Isto foi o caminho que fiz a pé...
Google Maps

Logicamente não tenho fotos... pois estava f***** da vida nesta altura.
Mas posso admitir que fiquei contente quando finalmente vi o letreiro da Repsol... nunca uma bomba de gasolina tinha despertado tanta alergia em mim :D

Chego á bomba e o tipo que la estava devia pensar que era maluco. Dispo tudo, e meto a secar, sento me no passeio e fico a olhar para o infinito uns 15 minutos para ver se ganho folgo... epa... mas tinha ficado sem gasolina e estava aqui! GANHAR!

O tempo quando cheguei a bomba fica melhor... a vida as vezes é mesmo a Lei de Murphy, tudo que pode correr mal, vai correr.

Espero mais um pouco, meto gasolina, e arranco. Saiu de Moraleja e ta a pingar (tava a seguir a nuvem) por isso mesmo antes de entrar na Serra da Gata visto o impermeável.

E infelizmente este não seria a ultima paragem técnica do dia...

Ok, Moraleja pelas costas, la vou eu a subir a EX-190, Serra da Gata sempre á vista.

Demoro uns 5 minutos a perceber que qualquer coisa não esta bem com a alimentação da lambretta, tem um aceleramento esporádico e muitas falhas.."M****, não devia ter deixado acabar a gasolina...fiquei com o gigler de altas completamente intupido"

Por experiência própria, as vezes de damos gás o gigler acaba por se limpar (muitas poucas vezes mas vale a pena tentar) por isso acelerei e tava a tentar ir ao máximo de velocidade a subir que possível. Muito de vez em quando o carburador la dava sinal de vida e ela entrava em altas e conseguia andar assim uns km's, mas voltava se a engasgar logo de seguida..

Andei..andei..andei... e pensei "epa, tenho tempo, eles ainda estão longe de Salamanca, vou parar e em 2 minutos desmonto o carburador e limpo o gigler". Andei mais um pouco, e encontrei o local perfeito:

Imagem

Agora...como podem ver por esta foto não era só gigler :twisted:
Eu com os anos de pratica até consigo desmontar o carburador da DL em 5 minutos, limpar e voltar a montar noutros 5... o problema é quando o parafuso da braçadeira se parte.... Eu não tinha o gigler de altas sujo, tinha sim o carburador completamente solto.
Aqui tive mesmo que puxar pela cabeça... como é q ia sair desta...
Liguei ao Manel para ver aonde o pessoal tava e estavam a entrar em Espanha por Vilar Formoso. Expliquei o q me tinha acontecido e q tava me a tentar desenrascar, que tava mais ou menos em Robleda, por isso tavamos ambos a 50 km's de Ciudad Rodrigo.

Ok, desligo e avalio a situação...tinha ferramentas mas um parafuso daqueles nem pensar. Pensei, pensei, pensei... epa...eu antes de vir enfiei uns tie-ups de plastico na mala! Olhei para aquilo um pouco, enfiei dois tie ups á volta do quadro e do carburador, de forma a empurrar o carburador completamente para trás e voila! Resolvido...mais ou menos ;) Aquilo continua a entrar ar, mas pelo menos tinha uma garantia que o carburador não ia cair pelo caminho, e tava naquela posição fixa.

Segui viagem um pouco melhor, mas ainda não estava a 100%. De qualquer forma agora a ideia era fazer bom tempo até Ciudad Rodrigo. Tinhamos combinado que, a seguir a Ciudad Rodrigo, entrava na autoestrada e o pessoal estaria ali a minha espera.

Fiz me a estrada e comi aqueles 50 km's em muito pouco tempo. Cheguei a Ciudad Rodrigo..hum, é cedo e ta aqui uma oficina da Opel aberto... vou la ver se eles tem algum parafuso com este tamanho para tentar desenrascar. Assim foi..e nada.
Mas eles indicaram me q havia uma loja de "motorizadas" no centro... ok
Meti nas ruinhas de Ciudad Rodrigo e por muita sorte encontrei aquilo.
Mostro o parafuso partido ao Sr e ele logo "isso é de um carburador" eu "certo"
"espera..."

Volta com um parafuso que parecia me perfeito! Não me cobram nada e deseja me boa sorte! Desço e volto a ofecina da Opel (tava perdido) "Tio, como é q apanho la autovia para Salamanca??"
Indicou me o caminho, entro na autoestrada e prego a fundo (relembro que o prego a fundo com o carburador solto era uns 80kmh...mais ou menos)

Depois ali no meio da chuva vejo uma miragem... o Manel, o JP, o Luis e o Penas encostados á minha espera ;)

Comprimentos e mãos a obra "Consegui um parafuso meu!"

Imagem

Imagem

Ok, depois de negociar aquilo um pouco, acrescentar umas porcas para fazer altura, tavamos prontos para arrancar! E a Lambretta tava nova, o carburador nem mexia :D

Continua...

1 comentário:

:RazoR: disse...

Estou a gostar de ler. Ansioso pela parte 3