6/26/2010

EuroLambretta 2010 - Lisboa -> Gijon

... ou a viagem em que aconteceu me tudo e mais alguma coisa. ;)


Já a algum tempo que estava a planear ir ao EuroLambretta, este ano como aconteceu ser perto, em Gijon Espanha, la fui eu organizar a minha vida para fazer esta viagem. Entre outras coisas, fiz uns upgrades a minha lambretta que já tinha uns 30 mil km's em cima desde a ultima rectificação (a primeira)

Bem, tinha recebido a Lambretta do Manel uma semana antes e fiz uma rodagem porreira de 500km's, numa de ir com calma para Gijon e terminar pelo caminho (fazer os restantes 300-500 na boa até la etc). Como sempre até ao dia de partida tive cheio de trabalho, por isso a mala foi feita mal e porcamente a 1h da matina a noite antes... foi literalmente mandar roupa para dentro disto:

Imagem

Sabia que levava algumas ferramentas na Lambretta já, ando sempre com o suficiente para mudar cabos e vela etc... pela sim pelo não fui ver á Rally e tiha la umas coisas que podia vir a dar jeito (tie ups de plástico que tinha comprado o ano passado na estrada quando parti o carter da Rally por exemplo, e que mais tarde vieram a dar MUITO jeito :P)

Quarta de manha acordo, meto as coisas na Lammy e vou para o trabalho. Ainda tinha pelo menos meio dia de trabalho pela frente e na pior das hipóteses só podia sair as 18.
O plano era sair o mais cedo possível e ir a conduzir directo para Monsanto, Idanha a Nova (mais ou menos 300 km's), o meu plano era fazer este caminho:
Google Maps - Dia 1

No trabalho despacho tudo e consigo sair as 15h em ponto! Chego cá abaixo a Lammy, monto as coisas na traseira e vou a sair... e começa a chover. Tinha intenções de só meter gasolina depois da ponte Vasco Gama, mas decidi atestar ali na segunda circular para poder vestir já o impermeavel. O que intressa é q tinha conseguido sair do trabalho e ia fazer um grande tempo até Monsanto, nem ia parar para jantar, ia ser sempre a andar (pensava eu). Gasolina e um xixi e sigo viagem..ponte Vasco Gama, viro para cima e nacional 118.

Eu sou daqueles que gosta de ouvir musica em viagens, mas tenho uma regra básica, nunca oiço musica quando estou em localidades, pois com o perigo dos cruzamentos e carros tenho q ir com mais atenção, mas aqui admito que já vinha a ouvir musica desde a ponte Vasco da Gama, como é auto estrada e a n118 é mais ou menos so rectas, não vi grande perigo.

Tinha acabado de passar Salva Terra de Magos e, ouvindo musica, começo a notar que a Lammy ta a fazer um pouco mais barulho de q o habitual... chego á terra de Muge e o barulho ta insuportável, encosto. A lammy nesta altura parecia que esta completamente em escape livre. Esperei uns 2 minutos (foi o tempo de tirar o impermeavel e a parka) e começo a mexer no escape com a ponta do pé... pelo que consegui ver na altura tinha o escape completamente solto à saída do cilindro. "eix...e agora?!?!" Bem, sem stress, tenho que resolver isto e seguir viagem, ainda nem tinha feito 80km's. Olho a minha volta e vejo um café... fui até la, entrei e perguntei "por acaso não há por aqui nenhum mecânico?", a Sra lá se lembrou de um e indicou me para la...ali a 1km dali. Pego na lammy e la vou eu... ficar em terra é que não ia. Mas aqui já estava a ver as coisas complicadas (houve ali meio segundo que me lembrei de voltar para casa assim de escape solto e pegar na Rally.. mas isso passou me logo quando soube que havia um mecânico por perto.)

Chego á porta do mecânico (creio que é o Raposa em Muge? não me recordo ao certo), o sr chega cá fora e eu disse lhe o que se passava. Por sorte (ou azar) o sr já conhecia lambrettas e logo a primeira resposta é "hoje tenho que entregar umas motas...não tenho tempo nenhum para fazer isso"...

A minha resposta foi logicamente "epa chefe, eu não preciso de ajuda a montar, só preciso é de ferramentas e provavelmente umas porcas". Ele la concordou (depois de uns 10 minutos naquela troca) e deixou me entrar na sua garagem. A primeira coisa que avisto é uma caixa de ferramentas vermelhas com todas as medias e mais alguma de roquetes... epa as coisas já estão a melhorar ;) Bem, toca a tirar o amortecedor e a virar a lambretta... eu aqui, com a ajuda do sr (a curiosidade e a minha vontade puxou o para me ajudar ;)) fiz aquilo relativamente rápido, mas apesar de ter encontrado umas porcas da media certa, não consegui colocar anilhas de mola pois os pernos estavam mesmo á justa. Ok.... escape montado e eram 18h em ponto quando sai de Muge. tinha perdido um bom bocado de tempo com esta brincadeira mas tava pronto para me fazer a estrada de novo, e está ia ser a hora de sair do trabalho, por isso já levava um avança de uns 80km's.

Imagem

Dali até entrar na A23 fiz muito bom tempo, foi literalmente sempre a andar a 90.

Entrei na A23 e começo lhe a dar um pouco mais, acho que ali andei sempre a 90-95, nunca mais q isso. Depois de uns 20 minutos assim na autoestrada a lammy da a primeira agarradela a subir... e foi muito estranho porque agarrou mesmo mesmo devagar, e não tinha tirado gás nunca... bem, esse episódio passou rápido, encostei me á beira e ela desagarrou com umas pedaladas no kick. Relembro que este kit tinha uns 500 e poucos km's por esta altura... por isso a partir de este susto segui viagem um pouco mais devagar na A23, medias de 80-90... é rápido o suficiente para um gajo não se aborrecer e não vou muito rápido para ela entrar em esforço.

Gasolina, sai logo a seguir a Castelo Branco,e depois demorei mais ou menos uma hora até Monsanto, acho que la cheguei as 22 e 30. Dei entrada na Taverna Lusitana, do nosso amigo Roque, comer, xixi, cama!

Neste dia não há grandes fotos...pq estava com alguma pressa e teve literalmente sempre a chover.

Neste dia fiz 298 km's, e demorei mais ou menos 9 horas (contanto o tempo da avaria)

Não querendo dar uma de Agent... mas esta historia ainda da muitas voltas... e tou no emprego ainda, logo coloco o resto ;) No dia seguinte já tirei MUITAS fotos

Quinta feira, dia 10

Dormi espectacularmente bem na Taverna, recomendo a quem queria visitar Monsanto la passar. Não tinha grandes pressas para acordar por isso nem meti despertador. Hoje os planos eram somente fazer 200kms até Salamanca aonde iria encontrar o resto do pessoal que ia seguir viagem comigo... mal sabia eu o que ia enfrentar nesse dia.

Aqui seguem umas fotos que tirei de manha em Monsanto
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Castelo de Monsanto
Imagem

Imagem

Imagem

Precisamente quando estou a descer do castelo, recebo um SMS do Manel a dizer que estava quase a entrar na A23. Fiz as contas e, como eles ainda iam almoçar etc, fiz me a estrada pouco depois para ir mesmo com calma. Tinha intenções de entrar pelas termas de Monfortinho, passar pela Serra da Gata já em Espanaha, com calma até Ciudad Rodrigo.

Como ontem á noite ainda não tinha entrado na reserva, perguntei ao Roque qual era a bomba mais proxima:
"Vais passar por Penha Garcia, e há la bombas... mas ainda tens gasolina para fazer ai uns 40kms?"
Eu :" Acho q sim, pq?"
"Esperas e metes gasolina em Espanha...é MA BARATO! Vais ate Moraleja e tens la bombas"

Fiquei naquela, quando chegar a Penha Garcia, se tivesse entrado na reserva, metia mais um pouco para chegar a Espanha e meter MA BARATO :D

Arranquei....e começo a descer Monsanto... e a Lambretta esta literalmente a tremar por todo lado, pelo menos é o que me parcia. Tinha a frente a fazer um barulho que nunca tinha ouvido em 6 anos de Lambretta :P Quando travo com o travão da frente, o barulho de repente para...largo o travão e mais barulho... desço um pouco e encosto, a porta de um restaurante/café. Olho la para baixo e tenho o tambor da frente completamente solto.... e agora??? Para apertar aquilo tenho que sacar o eixo da frente para fora, apertar tudo e voltar a meter... ó diabo....
Bem parado é q não vou a lado nenhum! Entro no café e pergunto ao empregado se ele tem ferramentas. O sr empresta me uma chave inglesa que não serviu para nada, aquilo estava demasiadamente bem apertado, e a porca interior nunca ia la chegar com uma inglesa. Tou ali uns 10 minutos a olhar para aquilo, e a pensar o que ia fazer quando passa um senhor, que pelos vistos esteve no café e ouviu a convera
"Olha, a oficina esta aberta"
Eu "Qual oficina?"
"Há um torneiro aqui em baixo, ele ta aberto agora, passei la agora"

Bem, vamos la tentar a sorte de novo ;) Desço a rua (estava na localidade Relva, tinha feito tipo 2 km's de Monsanto) e la esta... um torneiro a trabalhar no feriado :D
Chego la e a mesma conversa "Ó Chefe, posso usar aqui umas ferramentas??"
"Força"

Relva:
Imagem
(esta foto não é minha, passei aqui ao meio dia mais ou menos)

Impec! Aqui fui super rapido, demorei uns 20 minutos a desmontar tudo, apertar e voltar a montar. Quando terminei tava mesmo contente comigo mesmo :P Já tinha sido a segunda avaria potencialmente grave e tinha me desenrascado. Tenho que admitir que ao longo dos anos tenho tido MUITA sorte com o pessoal que vou encontrando nestas viagens.

Ok, dar ao kick voltar a estrada. A Lambretta tava mesmo solida, parecia novo :D

Faço uns km's, chego á terra de Penhas Garcia... e passo a bomba... assim que estou a passar a lambretta entra na reserva. Bem, seguimos, o Roque disse que era logo a seguir a fronteira e agora tou a fazer bom tempo.

Paro em Monfortinho para fazer uns últimos telefonemas, rápidos.... nem cheguei a desligar a Lambretta... mais um erro... :twisted:

Nessa manha fiz este caminho:
Google Maps - manha do dia 2

Bem, isto continua mais para a frente, já tou farto de escrever agora

1 comentário:

Unknown disse...

Ainda a missa vai no adro! ; )