6/28/2010

EuroLambretta 2010 - Lisboa -> Gijon - Parte 3

Dali de Ciudad Rodrigo até Salamanca foi um tirinho. Chegamos a Salamanca e fomos directos para o Hotel Ibis...directos mesmo não fomos pq Salamanca é enorme e andamos ali um pouco as voltas. Mas la demos com aquilo. Escolhemos ficar no Ibis pois por pouco mais € metíamos as scooters na garagem e só mexíamos nelas no dia a seguir.... para quem não conheça Salamanca... é provavelmente a cidade de Espanha mais...hum, qual é o adjectivo que devo usar... jovem. Muitas universidades, muitos bares e muita vida nocturna.

Chek-in feito..jantar! Que a malta já esta cheio de fome! Não sei se repararam, mas durante a explicação deste dia nunca disse q tinha parado para comer... não foi por esquecimento, é q só comi mesmo o pequeno almoço em Monsanto e seguido viagem.

unas tapas e uns cañas!
Imagem

praça central de Salamanca (concerto Rock)
Imagem

Imagem

Tivemos ali as voltas um pouco... e depois entramos neste bar:
Imagem

Bebemos ESTAS cervejas:
Imagem

e pouco depois tavamos assim:
Imagem

A partir daqui não há muito que contar :twisted:

....

Sexta feira dia 11, Salamanca - Gijon

O plano neste dia era fazer este caminho:
Google Maps dia 11

Toca a acordar pessoal!
Imagem

Pequeno almoço, fazer as contas no hotel e sair! Descemos a garagem, vestimos o impermeável...e so deopis é q me lembrei de ver se o escape estava bem apertado (neste dia iamos fazer 400km's e não queria voltar a ter q apertar aquilo á chuva)
Por sinal não estava nada apertado, já tinha perdido uma porca desde o ultimo aperto (o freio era curto e não consegui meter uma anilha de mola, mas tinha la colocado um pouco de cola na porca...que nada fez)

Por isso toca a sair da garagem, tirar os impermeáveis e deitar a scooter:
Imagem

Imagem

Aqui demoramos um pouco... a porca de cima parecia que se estava a passar, só depois de um tempo é que descobrimos q o parafuso (epa..não é parafuso, esqueço me da palavra, é um parafuso sem cabeça..) a sair do cilindro tava moido e então bem podíamos estar ali a apertar. Assim que detectado, foi rapidamente solucionado pelo "Mago" Manel com um parafuso ferrugento que estava na Vespa do Penas :D
Assim que arranquei notei diferença na Lambretta, tava a puxar muito bem e sem engasgar, era deste que tinha tudo 100% resolvido

Quando arrancamos de Salamanca, já não era muito cedo, mas fizemos bom tempo até almoçar. Seguimos sempre pela A-66, que estava em obras e tinha uns desvios estranhos. Paramos para meter gasolina e havia ali um bar com "platos combinados" :D

Da ca mas é 13€ por um bife meu malandro!
Imagem
Estas fotos deste dia são "roubadas" do Luis, eu neste dia mal tirei fotos

Arrancar e directos para Leon. Continuamos a fazer bom tempo, Leon foi literalmente entrar e sair. Este dia em termos de chuva foi particularmente mau...apanhamos chuva desde manhã até a noite...

A seguir a Leon foi literalmente SEMPRE a subir, tipo imagina fazer uma hora seguida de subidas... A meio da tarde passamos a placa de boas vindas para as Asturias
Imagem

Ok... agora tínhamos andado literalmente umas horas sempre a subir... isto ia chegar a uma altura aonde teríamos que descer :twisted:

Ok.. subir, subir,subir..tinha feito a vontade uma hora seguida sem tocar uma única vez no travão. Finalmente chegamos ao ponto mais alta (1300m e qualquer coisa) e apanho a primeira curva, nesta altura íamos um pouco distanciados, o Manel ia á frente eu no meio e o grupo atrás (uma Spint 125cc a subir uma montanha demora um certo tempo :twisted:)

Tenho que admitir que quando começamos a descer, e com a vista deslumbrante, tava um pouco "adormecido", não é que não ia atento, mas andar horas ao frio e á chuva diminuem os reflexos de uma pessoa um pouco. Entro na primeira curva á esquerda e travo...e travo...e nada. Com a humidade e o frio os travões não estavam a corresponder, bem sabia que se travasse com o da frente com muita força ia parar ao chão..a minha reacção foi meter o pé esquerdo no chão e puxar para a esquerda com força. Mesmo assim a valete estava se a aproximar rapidamente, puxei com mais força e sempre com o pé no travão. Sem exagerar, tive uns 10 cm antes de entrar na valeta e o travão pega e consigo me safar de uma queda. Fiquei com o coração na garganta, fiz mais umas curvas e parei um pouco para recompor.... uma coisa é certa, apesar da chuva e do frio... as Astúrias é uma região lindissima.

Imagem

Imagem

Imagem

Olha me bem para este ângulo :D
Imagem

Nesta zona era literalmente ver uma placa a dizer "Altitude 1300 metros", fazias 2 ou 3 curvas e outra placa a dizer "Altitude 1200 metros"

Muitos camiões na faixa oposta a tentar subir, e a formar uma fila interminável no meio da subida.

La chegamos ao final das descidas, numa terra chamada Campomanes, e entramos na autopista A-66 de novo, foi mesmo á entrada da A-66 que apanho o Manel, acelero um pouco só para ele saber que estou ao pé dele e seguimos caminho. Nesta altura e com as curvas para trás, vejo a primeira placa a dizer "Gijon 55km".. já não faltava tudo :wink:

Consciente que íamos fazer provavelmente mais uns 45 de autoestrada até Gijon, ligo a musica (os meus phones tem um botão no fio aonde ligo e desligo a musica).
Nesta altura alem de chover, já se sentia um frio de arrepiar, e para piorar como era uma "autopista" só sentia grandes deslocações de vento cada vez q passava um camião por mim.
Andamos e passo outra placa a dizer "Gijon 35km", ena..em 20 minutos estamos la!
Ia ai a uns 95 kph quando senti, pensava eu, a Lambretta a pedir reserva, baixo e mudo a torneira...nada, continua a diminuir, desligo a musica e quando oiço o barulho vi logo que não era reserva..era um agarranço...tipo um agarranço prolongado, ouvia se o piston a perder velocidade e antes de ele parar de vez, mão na embraiagem, encosto me a direita, e faço sinal ao Manel (que por sorte ia atrás de mim, e não a frente ou nem me via naquela chuva)...deixo a Lambretta diminuir de velocidade e lentamente largo a embraiagem.. e ela prende, carrego novamente... mais um pouco e nada. Bem, vou parar, e deixar isto arrefecer. A brincar hoje tinha feito 380km's desde Salamanca, e com muito pouco descanso para o motor. Tento dar ao kick e o motor parece manteiga a descer... vi logo que havia problema com os segmentos.
O Manel para ao meu lado "Então?"
eu "epa, agarrou, mas foi como me aconteceu antes da A23, vou esperar um pouco e ela vai ao sitio"..e a chuva continuava a bater forte.

Esperamos um pouco, e tento dar ao kick.. não sei o q senti mas fiquei animado "Epa, ta quase! :D"...mais um pouco e dou ao kick de novo e ai vi mesmo.. não havia nada a fazer, não tinha segmentos. Quando dava ao kick não sentia nem um pouco de compressão, parecei quando se da ao kick e não temos a vela metida, completamente oco. O Manel da uns kicks e confirma... morreu :(
Agora, eu sou nabo, ajeito me a arranjar umas coisas, trocar uns cabos etc... já conheço bem a minha Lambretta e nunca tinha sentido um agarranço assim, sem exagerar a Lambretta já me tinha agarrado umas 12 vezes ao longo dos anos e o processo era o mesmo, mão na embraiagem, encostar, largar e ela "desagarrava".. quando o Manel diz me que morreu, é quando eu sabia que não ia haver volta a dar.
Ali estávamos nos, no meio da chuva e frio, na autoestrada a 30 km's do nosso destino... e a minha Lambretta morreu. A mesma Lambretta no qual eu orgulhosamente dizia "Ela nunca me deixou ficar mal" quando o pessoal vinha com "isso de lambrettas só da problemas" (normalmente vindo de pessoas que a primeira Lambretta que tinha visto ao vivo foi a minha DL :twisted:) tinha morrido ali no meio da estrada... Não havia nada que eu podia fazer para meter a Lambretta a andar naquela altura, e isso é algo que nunca me tinha acontecido durante estes anos todos de Lambretta, alias posso dizer que tenho tido bastante sorte em 15 ou 16 anos de scooters que isto foi a primeira vez na minha vida que não consegui consertar uma scooter e seguir caminho.... tive que cair na realidade..... vou ter q chamar um reboque :evil:

Bem, até chegar o resto do pessoal não há nada a fazer, esperamos....e esperamos.... e esperamos... e nada. Entretanto, passado uns 20 minutos, chega uma carrinha de assistência das autoestradas, ta ali um pouco connosco a perguntar o que tinha acontecido e diz nos q ali não podíamos estar...e entretanto chega o JP, Luis e Penas (pelos vistos a Sprint do Penas tb deu problemas com uma bobina pendurada e a dar mal contacto e eles tiveram que arranjar aquilo antes de entrar na autopista)

O sr da carrinha oferece se para nos carregarmos a Lambretta para dentro da carrinha e ele nos deixa na próxima saída. Lambretta la para dentro e eu tb..fui sentado na Lambretta ao escuro um pouco, e ai, fora da chuva é q tive tempo para reflectir naquilo que estava a acontecer.... vou ter que voltar para casa... o EuroLambretta para mim já acabou :cry:

Continua....

6/27/2010

EuroLambretta 2010 - Lisboa -> Gijon - Parte 2

Quinta feira, dia 10, continuação

Ok, tou nas Termas de Monfortinho, parado na ponte na antiga fronteira.
Uma pessoa hoje em dia já nem se lembra o stress que era antigamente passar pela fronteira para Espanha... mostrar documentos, dizer para que íamos, termos q ser revistados etc... felizmente agora não há nada disso e passar a fronteira é o passar de uma linha imaginaria, ora uns cm´s estamos em Portugal, ora um cm á frente em Espanha...

Monto me na Lambretta e sigo caminho. Ando uns km's...e mais uns...e mais uns... olho para o conta km's e já fiz ai uns 15km's dentro de Espanha e nada... não há bombas de gasolina...
"Como é q se chamava aquela terra??... Moraleja!...epa, já não pode ser muito longe daqui"

Entretanto continuo naquilo que era sem duvida um parque natural... bombas nem ve las, e muito menos saber que havia ali alguma coisa.... Começo a ficar preocupado... muito preocupado. Já não seria a primeira vez (e provavelmente nem a ultima :twisted: ) que iria ficar sem gasolina numa viagem. Uma pessoa "normal" provavelmente anda com um litro de gasolina extra quando ai de viagem... mas eu sou das pessoas mais despistadas a fase da terra...andar com gasolina?? para que :D

Finalmente, depois de andar km's em rectas a subir, chego a um cruzamento aonde diz Moraleja....


.....


....

20 km!

Assim que vejo isto vi logo que não ia chegar.... ja tinha feito á vontade uns 40 nessa manha, e não conhecendo bem a reserva da Lambretta desde que mudei a torneira de gasolina, que nem sabia ao certo quantos km's ia conseguir fazer até acabar.
O problema é q eu estava literalmente no meio do nada....não se via nada, nem carros, nem casas...nada. Só vegetação e pássaros....
Bem, já cheguei até aqui...alias, já estou em Espanha, isto não vai ser nada que não consiga resolver tb! GANHAR!

Emprancho me e entro em modo "prova do litro", fiz esses 20 km's a 50kmh sempre com o pensamento, quanto mais perto chegar melhor estou. Andei...andei...andei... quando vais devagar 20km's demora muito tempo a passar..... finalmente no horizonte vejo umas casas, começam as descidas e eu dou embraiagem para o motor baixar até ao relantim... poucos minutos depois estou a porta do primeiro café que tinha visto desde que entrei em Espanha...paro á porta e começo logo a treinar o meu Portinhol
"Hola tio... donde es la gasolineira mas proximo??"

"Estas muy próximo, siga em frente, tienes un corte a direcha"

"isso es quantos km's?"

"nem 50 metros"

"Gracias!"

Epa.. já me safei, 50 metros não é nada! IM PA CA VEL!

Não exagerei a dar gás quando sai dali, mas já ia confiante, não ia andar a pé hoje!

Passo uma placa a dizer "Moraleja"... nem queria acreditar, tinha feito uns 40-50 km's na reserva! Á Lambretta dum c******, nunca me deixas ficar mal!
Chego a um cruzamento, o tal q era para virar a direita e 50 metros a frente tinha uma bomba e a Lambretta desliga se.

Imagem

Ok, tinha chegado a povoação, alias, tava somente a 50 metros da bomba... tava safo. Encosto a Lambretta e dou uma vista de olhos, não vejo gasolina, mas aquilo tinha uma curva com pouca visiblidade. Para ter a certeza faço sinal ao primeira carro que vejo a vir dessa direcção e peço para parar, por sorte (ou azar) era um português.

"Boas chefe, nessa direcção há uma bomba não há?"

"Sim, há duas até, depende para que direcção vais, para Moraleja viras para a esquerda, se vais para Coria podes virar para a direita e tem ali uma bomba tb"

"é muito longe?"

"Prai 1km"

Ok, já estava aqui, era andar um pouco e seguir viagem... tou a andar para a lambretta e o sr diz me "Mas ficaste sem gasolina?"

"sim"

"epa, eu levo te la"

Eu respondo "epa, se é um km é já ali, deixa estar, obrigado"... mais um erro :twisted:

Agora... eu normalmente teria dito ao sr q sim, tinha deixado a lambretta ali, ia com ele á bomba. Mas tinha a Lambretta carregada com a mala, eu já tinha levantado dinheiro e tinha a carteira com €€ tb... epa, e um gajo não pode confiar em toda a gente que encontra na estrada, por mais bem intencionados que sejam. Nessa altura não me pareceu boa ideia entrar num carro cheio de malta das obras, deixar a lambretta ali numa terra que não fazia ideia aonde era... e quando tenho duvidas prefiro me desenrascar sozinho. Não quer dizer q isto foi a decisão mais sensata que fiz...mas foi a decisão que assumi, e por isso não me arrependo.

Foi nesta altura que começa a chover....

Eu vou para debaixo de uma arvore, aquilo ia ser uma nuvem passageira e tal... bem, tive ali uns 20 minutos e nada, chovia fininho e tal. Nesses 20 minutos a minha cabeça trabalhou bem.... "epa se este disse q era um km, e o outro disse q nem 50 metros....a bomba deve ser logo ali a seguir á curva...um gajo daqui é q não consegue ver"

Bem...vai ter q ser né.. andar! Pego na Lambretta e empurro até a curva..prai uns 50 metros.

Agora... uma lição de vida...nem toda a gente sabe avaliar bem distancias. Uns dizem 1km, outros dizem 50 metros.... na realidade andei a pé, a empurrar a lambretta á chuva...

2.5 km...sim dois quilómetros e meio.... 2500 metros.... num misto de subidas, rectas e muito poucas descidas.

Isto foi o caminho que fiz a pé...
Google Maps

Logicamente não tenho fotos... pois estava f***** da vida nesta altura.
Mas posso admitir que fiquei contente quando finalmente vi o letreiro da Repsol... nunca uma bomba de gasolina tinha despertado tanta alergia em mim :D

Chego á bomba e o tipo que la estava devia pensar que era maluco. Dispo tudo, e meto a secar, sento me no passeio e fico a olhar para o infinito uns 15 minutos para ver se ganho folgo... epa... mas tinha ficado sem gasolina e estava aqui! GANHAR!

O tempo quando cheguei a bomba fica melhor... a vida as vezes é mesmo a Lei de Murphy, tudo que pode correr mal, vai correr.

Espero mais um pouco, meto gasolina, e arranco. Saiu de Moraleja e ta a pingar (tava a seguir a nuvem) por isso mesmo antes de entrar na Serra da Gata visto o impermeável.

E infelizmente este não seria a ultima paragem técnica do dia...

Ok, Moraleja pelas costas, la vou eu a subir a EX-190, Serra da Gata sempre á vista.

Demoro uns 5 minutos a perceber que qualquer coisa não esta bem com a alimentação da lambretta, tem um aceleramento esporádico e muitas falhas.."M****, não devia ter deixado acabar a gasolina...fiquei com o gigler de altas completamente intupido"

Por experiência própria, as vezes de damos gás o gigler acaba por se limpar (muitas poucas vezes mas vale a pena tentar) por isso acelerei e tava a tentar ir ao máximo de velocidade a subir que possível. Muito de vez em quando o carburador la dava sinal de vida e ela entrava em altas e conseguia andar assim uns km's, mas voltava se a engasgar logo de seguida..

Andei..andei..andei... e pensei "epa, tenho tempo, eles ainda estão longe de Salamanca, vou parar e em 2 minutos desmonto o carburador e limpo o gigler". Andei mais um pouco, e encontrei o local perfeito:

Imagem

Agora...como podem ver por esta foto não era só gigler :twisted:
Eu com os anos de pratica até consigo desmontar o carburador da DL em 5 minutos, limpar e voltar a montar noutros 5... o problema é quando o parafuso da braçadeira se parte.... Eu não tinha o gigler de altas sujo, tinha sim o carburador completamente solto.
Aqui tive mesmo que puxar pela cabeça... como é q ia sair desta...
Liguei ao Manel para ver aonde o pessoal tava e estavam a entrar em Espanha por Vilar Formoso. Expliquei o q me tinha acontecido e q tava me a tentar desenrascar, que tava mais ou menos em Robleda, por isso tavamos ambos a 50 km's de Ciudad Rodrigo.

Ok, desligo e avalio a situação...tinha ferramentas mas um parafuso daqueles nem pensar. Pensei, pensei, pensei... epa...eu antes de vir enfiei uns tie-ups de plastico na mala! Olhei para aquilo um pouco, enfiei dois tie ups á volta do quadro e do carburador, de forma a empurrar o carburador completamente para trás e voila! Resolvido...mais ou menos ;) Aquilo continua a entrar ar, mas pelo menos tinha uma garantia que o carburador não ia cair pelo caminho, e tava naquela posição fixa.

Segui viagem um pouco melhor, mas ainda não estava a 100%. De qualquer forma agora a ideia era fazer bom tempo até Ciudad Rodrigo. Tinhamos combinado que, a seguir a Ciudad Rodrigo, entrava na autoestrada e o pessoal estaria ali a minha espera.

Fiz me a estrada e comi aqueles 50 km's em muito pouco tempo. Cheguei a Ciudad Rodrigo..hum, é cedo e ta aqui uma oficina da Opel aberto... vou la ver se eles tem algum parafuso com este tamanho para tentar desenrascar. Assim foi..e nada.
Mas eles indicaram me q havia uma loja de "motorizadas" no centro... ok
Meti nas ruinhas de Ciudad Rodrigo e por muita sorte encontrei aquilo.
Mostro o parafuso partido ao Sr e ele logo "isso é de um carburador" eu "certo"
"espera..."

Volta com um parafuso que parecia me perfeito! Não me cobram nada e deseja me boa sorte! Desço e volto a ofecina da Opel (tava perdido) "Tio, como é q apanho la autovia para Salamanca??"
Indicou me o caminho, entro na autoestrada e prego a fundo (relembro que o prego a fundo com o carburador solto era uns 80kmh...mais ou menos)

Depois ali no meio da chuva vejo uma miragem... o Manel, o JP, o Luis e o Penas encostados á minha espera ;)

Comprimentos e mãos a obra "Consegui um parafuso meu!"

Imagem

Imagem

Ok, depois de negociar aquilo um pouco, acrescentar umas porcas para fazer altura, tavamos prontos para arrancar! E a Lambretta tava nova, o carburador nem mexia :D

Continua...

6/26/2010

EuroLambretta 2010 - Lisboa -> Gijon

... ou a viagem em que aconteceu me tudo e mais alguma coisa. ;)


Já a algum tempo que estava a planear ir ao EuroLambretta, este ano como aconteceu ser perto, em Gijon Espanha, la fui eu organizar a minha vida para fazer esta viagem. Entre outras coisas, fiz uns upgrades a minha lambretta que já tinha uns 30 mil km's em cima desde a ultima rectificação (a primeira)

Bem, tinha recebido a Lambretta do Manel uma semana antes e fiz uma rodagem porreira de 500km's, numa de ir com calma para Gijon e terminar pelo caminho (fazer os restantes 300-500 na boa até la etc). Como sempre até ao dia de partida tive cheio de trabalho, por isso a mala foi feita mal e porcamente a 1h da matina a noite antes... foi literalmente mandar roupa para dentro disto:

Imagem

Sabia que levava algumas ferramentas na Lambretta já, ando sempre com o suficiente para mudar cabos e vela etc... pela sim pelo não fui ver á Rally e tiha la umas coisas que podia vir a dar jeito (tie ups de plástico que tinha comprado o ano passado na estrada quando parti o carter da Rally por exemplo, e que mais tarde vieram a dar MUITO jeito :P)

Quarta de manha acordo, meto as coisas na Lammy e vou para o trabalho. Ainda tinha pelo menos meio dia de trabalho pela frente e na pior das hipóteses só podia sair as 18.
O plano era sair o mais cedo possível e ir a conduzir directo para Monsanto, Idanha a Nova (mais ou menos 300 km's), o meu plano era fazer este caminho:
Google Maps - Dia 1

No trabalho despacho tudo e consigo sair as 15h em ponto! Chego cá abaixo a Lammy, monto as coisas na traseira e vou a sair... e começa a chover. Tinha intenções de só meter gasolina depois da ponte Vasco Gama, mas decidi atestar ali na segunda circular para poder vestir já o impermeavel. O que intressa é q tinha conseguido sair do trabalho e ia fazer um grande tempo até Monsanto, nem ia parar para jantar, ia ser sempre a andar (pensava eu). Gasolina e um xixi e sigo viagem..ponte Vasco Gama, viro para cima e nacional 118.

Eu sou daqueles que gosta de ouvir musica em viagens, mas tenho uma regra básica, nunca oiço musica quando estou em localidades, pois com o perigo dos cruzamentos e carros tenho q ir com mais atenção, mas aqui admito que já vinha a ouvir musica desde a ponte Vasco da Gama, como é auto estrada e a n118 é mais ou menos so rectas, não vi grande perigo.

Tinha acabado de passar Salva Terra de Magos e, ouvindo musica, começo a notar que a Lammy ta a fazer um pouco mais barulho de q o habitual... chego á terra de Muge e o barulho ta insuportável, encosto. A lammy nesta altura parecia que esta completamente em escape livre. Esperei uns 2 minutos (foi o tempo de tirar o impermeavel e a parka) e começo a mexer no escape com a ponta do pé... pelo que consegui ver na altura tinha o escape completamente solto à saída do cilindro. "eix...e agora?!?!" Bem, sem stress, tenho que resolver isto e seguir viagem, ainda nem tinha feito 80km's. Olho a minha volta e vejo um café... fui até la, entrei e perguntei "por acaso não há por aqui nenhum mecânico?", a Sra lá se lembrou de um e indicou me para la...ali a 1km dali. Pego na lammy e la vou eu... ficar em terra é que não ia. Mas aqui já estava a ver as coisas complicadas (houve ali meio segundo que me lembrei de voltar para casa assim de escape solto e pegar na Rally.. mas isso passou me logo quando soube que havia um mecânico por perto.)

Chego á porta do mecânico (creio que é o Raposa em Muge? não me recordo ao certo), o sr chega cá fora e eu disse lhe o que se passava. Por sorte (ou azar) o sr já conhecia lambrettas e logo a primeira resposta é "hoje tenho que entregar umas motas...não tenho tempo nenhum para fazer isso"...

A minha resposta foi logicamente "epa chefe, eu não preciso de ajuda a montar, só preciso é de ferramentas e provavelmente umas porcas". Ele la concordou (depois de uns 10 minutos naquela troca) e deixou me entrar na sua garagem. A primeira coisa que avisto é uma caixa de ferramentas vermelhas com todas as medias e mais alguma de roquetes... epa as coisas já estão a melhorar ;) Bem, toca a tirar o amortecedor e a virar a lambretta... eu aqui, com a ajuda do sr (a curiosidade e a minha vontade puxou o para me ajudar ;)) fiz aquilo relativamente rápido, mas apesar de ter encontrado umas porcas da media certa, não consegui colocar anilhas de mola pois os pernos estavam mesmo á justa. Ok.... escape montado e eram 18h em ponto quando sai de Muge. tinha perdido um bom bocado de tempo com esta brincadeira mas tava pronto para me fazer a estrada de novo, e está ia ser a hora de sair do trabalho, por isso já levava um avança de uns 80km's.

Imagem

Dali até entrar na A23 fiz muito bom tempo, foi literalmente sempre a andar a 90.

Entrei na A23 e começo lhe a dar um pouco mais, acho que ali andei sempre a 90-95, nunca mais q isso. Depois de uns 20 minutos assim na autoestrada a lammy da a primeira agarradela a subir... e foi muito estranho porque agarrou mesmo mesmo devagar, e não tinha tirado gás nunca... bem, esse episódio passou rápido, encostei me á beira e ela desagarrou com umas pedaladas no kick. Relembro que este kit tinha uns 500 e poucos km's por esta altura... por isso a partir de este susto segui viagem um pouco mais devagar na A23, medias de 80-90... é rápido o suficiente para um gajo não se aborrecer e não vou muito rápido para ela entrar em esforço.

Gasolina, sai logo a seguir a Castelo Branco,e depois demorei mais ou menos uma hora até Monsanto, acho que la cheguei as 22 e 30. Dei entrada na Taverna Lusitana, do nosso amigo Roque, comer, xixi, cama!

Neste dia não há grandes fotos...pq estava com alguma pressa e teve literalmente sempre a chover.

Neste dia fiz 298 km's, e demorei mais ou menos 9 horas (contanto o tempo da avaria)

Não querendo dar uma de Agent... mas esta historia ainda da muitas voltas... e tou no emprego ainda, logo coloco o resto ;) No dia seguinte já tirei MUITAS fotos

Quinta feira, dia 10

Dormi espectacularmente bem na Taverna, recomendo a quem queria visitar Monsanto la passar. Não tinha grandes pressas para acordar por isso nem meti despertador. Hoje os planos eram somente fazer 200kms até Salamanca aonde iria encontrar o resto do pessoal que ia seguir viagem comigo... mal sabia eu o que ia enfrentar nesse dia.

Aqui seguem umas fotos que tirei de manha em Monsanto
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Castelo de Monsanto
Imagem

Imagem

Imagem

Precisamente quando estou a descer do castelo, recebo um SMS do Manel a dizer que estava quase a entrar na A23. Fiz as contas e, como eles ainda iam almoçar etc, fiz me a estrada pouco depois para ir mesmo com calma. Tinha intenções de entrar pelas termas de Monfortinho, passar pela Serra da Gata já em Espanaha, com calma até Ciudad Rodrigo.

Como ontem á noite ainda não tinha entrado na reserva, perguntei ao Roque qual era a bomba mais proxima:
"Vais passar por Penha Garcia, e há la bombas... mas ainda tens gasolina para fazer ai uns 40kms?"
Eu :" Acho q sim, pq?"
"Esperas e metes gasolina em Espanha...é MA BARATO! Vais ate Moraleja e tens la bombas"

Fiquei naquela, quando chegar a Penha Garcia, se tivesse entrado na reserva, metia mais um pouco para chegar a Espanha e meter MA BARATO :D

Arranquei....e começo a descer Monsanto... e a Lambretta esta literalmente a tremar por todo lado, pelo menos é o que me parcia. Tinha a frente a fazer um barulho que nunca tinha ouvido em 6 anos de Lambretta :P Quando travo com o travão da frente, o barulho de repente para...largo o travão e mais barulho... desço um pouco e encosto, a porta de um restaurante/café. Olho la para baixo e tenho o tambor da frente completamente solto.... e agora??? Para apertar aquilo tenho que sacar o eixo da frente para fora, apertar tudo e voltar a meter... ó diabo....
Bem parado é q não vou a lado nenhum! Entro no café e pergunto ao empregado se ele tem ferramentas. O sr empresta me uma chave inglesa que não serviu para nada, aquilo estava demasiadamente bem apertado, e a porca interior nunca ia la chegar com uma inglesa. Tou ali uns 10 minutos a olhar para aquilo, e a pensar o que ia fazer quando passa um senhor, que pelos vistos esteve no café e ouviu a convera
"Olha, a oficina esta aberta"
Eu "Qual oficina?"
"Há um torneiro aqui em baixo, ele ta aberto agora, passei la agora"

Bem, vamos la tentar a sorte de novo ;) Desço a rua (estava na localidade Relva, tinha feito tipo 2 km's de Monsanto) e la esta... um torneiro a trabalhar no feriado :D
Chego la e a mesma conversa "Ó Chefe, posso usar aqui umas ferramentas??"
"Força"

Relva:
Imagem
(esta foto não é minha, passei aqui ao meio dia mais ou menos)

Impec! Aqui fui super rapido, demorei uns 20 minutos a desmontar tudo, apertar e voltar a montar. Quando terminei tava mesmo contente comigo mesmo :P Já tinha sido a segunda avaria potencialmente grave e tinha me desenrascado. Tenho que admitir que ao longo dos anos tenho tido MUITA sorte com o pessoal que vou encontrando nestas viagens.

Ok, dar ao kick voltar a estrada. A Lambretta tava mesmo solida, parecia novo :D

Faço uns km's, chego á terra de Penhas Garcia... e passo a bomba... assim que estou a passar a lambretta entra na reserva. Bem, seguimos, o Roque disse que era logo a seguir a fronteira e agora tou a fazer bom tempo.

Paro em Monfortinho para fazer uns últimos telefonemas, rápidos.... nem cheguei a desligar a Lambretta... mais um erro... :twisted:

Nessa manha fiz este caminho:
Google Maps - manha do dia 2

Bem, isto continua mais para a frente, já tou farto de escrever agora

3/10/2010

E eu actualizar isto de vez em quando?

Ultimamente, e quando digo ultimamente refiro me aos últimos 3 ou 4 meses, não tenho tido tempo para nada "extra curricular". Agora isto é bom sinal, não ter tempo para actualizar este blog, não esta esquecido, alias longe disso. Não tenho é tido tempo para me sentar e escrever algo de interesse. Entre o aumento de trabalho, ter voltado ao jiu jitsu finalmente depois de 3 anos literalmente parado, obrigações no Vespa Clube (que não tenho conseguido manter por consequência) , resta me muito pouco tempo para um blog.
Agora, não vou deixar isto morrer, até pq o blog sempre foi algo que tenho mantido para mim, tenho uma serie de links a direita de blogs que gosto de ler de longe a longe, e tenho algum historial de coisas que vou encontrando na net.